A cultura organizacional em Succession

O seriado “Succession”, da HBO, conquistou os espectadores ao longo de suas temporadas, culminando em um episódio final impactante e repleto de reviravoltas. O sucesso da série reside em sua capacidade de manter a atenção do público até o último momento, deixando-os ansiosos por mais. Sem dar spoilers sobre o final, é possível fazer um paralelo entre o enredo da série e o mundo corporativo, especialmente em relação à construção de um ambiente de competição interna que pode prejudicar a continuidade dos negócios e a longevidade das estratégias.

No universo corporativo retratado em “Succession”, o patriarca da família Roy, Logan Roy, lidera um império de mídia e entretenimento. A sucessão do controle da empresa se torna um ponto central da trama, gerando uma competição feroz entre os membros da família, cada um almejando assumir o comando e impor suas próprias visões e estratégias.

Esse ambiente de competição interna, embora repleto de drama e tensão na série, reflete um desafio real enfrentado por muitas empresas na vida real. Quando a competição se torna o foco principal dentro de uma organização, a cooperação e o trabalho em equipe são prejudicados. Isso pode levar a conflitos internos, falta de alinhamento estratégico e até mesmo ações prejudiciais ao negócio, já que cada indivíduo busca maximizar seus próprios interesses em detrimento da empresa como um todo.

A série “Succession” mostra como as disputas internas e a falta de uma visão unificada podem levar a uma instabilidade organizacional, colocando em risco a continuidade dos negócios. Enquanto os personagens lutam pelo poder e tentam manipular a situação a seu favor, os interesses da empresa e dos stakeholders muitas vezes ficam em segundo plano. Essa abordagem individualista e centrada no poder pode minar a confiança, prejudicar a cultura organizacional e dificultar a implementação de estratégias eficazes a longo prazo.

O paralelo com o mundo corporativo serve como um lembrete de que a cooperação, a comunicação transparente e o alinhamento estratégico são essenciais para a sustentabilidade e o sucesso de uma empresa. A construção de um ambiente corporativo saudável, baseado em confiança e colaboração, é fundamental para enfrentar os desafios do mercado em constante mudança e garantir a longevidade das estratégias empresariais.

Em suma, “Succession” destaca a importância de uma liderança eficaz, de uma cultura organizacional saudável e do trabalho em equipe para a continuidade dos negócios. A série serve como um lembrete de que o sucesso de uma empresa não deve ser baseado apenas em jogos de poder e competição interna, mas sim em uma abordagem estratégica que priorize o bem da empresa como um todo.

Compartilhe!

Últimos posts

Cases de Sucesso